23 de mar. de 2009

Bairrismo

Poucos colegas de trabalho moram na Zona Leste. A maioria mora mesmo na Zona Sul, nos bairros próximos à empresa e demoram menos de 20 minutos para chegar no trabalho.
Eu e Cleide somos algumas das exceções: somos da Z/L e, claro, apaixonadas pela Z/L. Sim, bairristas mesmo!
Temos por hábito trabalhar até mais tarde nos dias em que não temos compromisso. Sempre temos o que fazer, claro, mas fazer hora-extra às vezes é uma maneira de esperar o trânsito ficar um pouco melhor para poder chegar em casa. Na última terça-feira, com aquela chuva, chegamos na Moóca às 23h!
Vivi é nossa colega mineira que mora em São Paulo há um ano e alguns meses. Reside na região da Paulista, de longe o lugar mais cultural do Brasil. Na semana passada resolvemos levar Vivi prá conhecer o Tatuapé. "Nossa, vocês falam tanto do Tatuapé que dá até vontade de conhecer". E ela foi.
Por incrível que pareça não havia trânsito. Chegamos em 40 minutos e já começamos como guias turísticas: aqui é o boteco tal, nesta rua fica a loja X, do outro lado da avenida é o restaurante Y... como se estivéssemos num City Tour, apresentamos nossos lugares preferidos e históricos do bairro. Vivi veio de Juiz de Fora, uma cidade média em MG e, segundo ela, até um pouco parecida com o Tatuapé: residencial, com alguns centros comerciais, dois grandes shoppings, muitos restaurantes e barzinhos, onde os frequentadores são dali mesmo ou dos bairros vizinhos. Levamos Vivi a um boteco onde somos 'sócias', batendo o cartão toda quinta-feira. Tomamos nossa caipirinha, comemos, conversamos e fizemos mais um passeio pelas ruas do Tatuapé.
Quando perguntamos a Vivi: "e aí, o que achou?", ela afirmou: "adorei". Cidadãs da Zona Leste orgulhosas, Cleide e eu ficamos muito felizes com o comentário de Vivi e prometemos levá-la em outros lugares.
Com a cabeça na lugar, depois de analisar racionalmente o episódio, passo a dar risada sozinha: moramos longe, demoramos horas para chegar em casa e temos um orgulho enorme da Zona Leste! É hilário!

Nenhum comentário: