23 de mar. de 2009

Stephenie Meyer - Por que eu terminei de ler?

Acabei de ler Breaking Dawn. Na verdade, eu terminei o livro na semana passada. Mas fiquei tão embasbacada que não consegui escrever antes.
Não, não foi por ter amado que fiquei embasbacada! Eu simplesmente estou decepcionada.
A mulher é uma excelente escritora: prende o leitor, dá pistas para que a gente deduza algumas coisas, faz com que você descubra sentimentos novos nos personagens. A narrativa é crescente, gostosa, dinâmica e muito divertida. Da última vez em que fiquei presa a uma série eu chorei no final. Foi com Harry Potter e acredito que J. K. Rowling precisa dar umas aulas a Stephenie Meyer de "como fazer com que o final seja ainda melhor que o livro".
O problema foi exatamente esse. Não sei se criamos uma enorme expectativa pelo final de uma série que te tomou horas e horas de sono, por dois meses, ou se a mulher não é tudo isso que pensamos. Vou tentar fazer uma análise da série para ver se consigo chegar a uma conclusão:
- Personagens: de todos os seres descritos (vampiros, transmorfos, crianças imortais, meio-humanos) a criatura mais esquisita da série é a narradora. Bella é uma menina com a auto-estima muito baixa mas com um egocentrismo sem tamanho. Ela simplesmente acha que tudo gira ao seu redor, desde o seu namorado perfeito até o seu melhor amigo mais-que-perfeito. Acho que é uma idiota por não ter seguido em frente com Jacob, de longe, o meu personagem favorito. Edward é um coitado que vai ter que passar o resto da eternidade com a mimadinha da Bella.
- O que fez falta: que fim levou Charlie? E depois que toda a palhaçada com os Volturi acabou, o que aconteceu com os personagens? Ok, entendo que há uma eternidade pela frente, mas ela poderia ter dado um resuminho até que Renesmee ficasse maior, casasse com Jacob, tivesse uma criança esquisita. A Bella estaria viva prá contar, certo? Então, por que (raios) não fez como a J.K. Rowling no último capítulo de Harry Potter e o Príncipe Mestiço? Foi fascinante ler que Rony e Hermione se casaram e foram felizes, não?
É por tudo isso que eu fiquei revoltada com o final. Tenho a impressão de que perdi muito tempo com a leitura e que não teve ainda um fim. A não ser que a autora esteja planejando escrever outros livros. Aí, sim, ficarei ainda mais revoltada. Mas sei também que se isso acontecer eu vou ser obrigada e ler.
Sou viciada em leitura. Até bula de remédio, se cair na minha mão, é lida com carinho. Nesta brincadeira eu topei com livros medonhos, ridículos, emocionantes, apaixonantes, excitantes, clássicos, auto-ajuda, técnicos. Já li Dostoiévski, Jane Austen, Kierkegaard, Stephen King, O Senhor dos Anéis, alguns do Gabriel Garcia Marquez, todos do Dan Brown. Posso não ser uma boa crítica literária, mesmo tendo lido Machado de Assis e Shakespeare, mas o que posso dizer de Stephenie Meyer? Que eu simplesmente a odeio por ter feito isso comigo!!!

Um comentário:

Tábita disse...

Concordo contigo em todos os sentidos, principalmente por Jacob e Billy ficarem escanteados de um final feliz. Eu me apaixonei por Billy desde o início, foi um pai fantástico e amoroso e o mínimo que Stephanie poderia fazer por ele, era lhe arrumar uma parceira para que não ficasse tão solitário já que Bella o manteria à distância depois de seu casamento - Tive ilusões dele com Alice, mas não rolou. Jacob nem se fala. Depois de ter sido tão importante na trama ainda vai ter que esperar uns 17 anos para viver uma situação amorosa preso a uma impressão. Frustrante mesmo.