18 de mar. de 2009

Stephenie Meyer!

Meus colegas de trabalho criaram o Clube de Leitura Stephenie Meyer há alguns meses. Eu ouvia as discussões, percebia que muitas pessoas no metrô estavam lendo, mas não alimentei nenhum interesse pela leitura. Vampiros? Aff...
De repente tudo ao meu redor se resumia a Edward, Bella, Alice... até minha chefe se rendeu à série e comecei a perceber que conhecer estes personagens era obrigatório: ou isso ou praticamente sem assunto!
Adiei o máximo que consegui e pedi, encarecidamente, que não fizessem mais comentários sobre Stephenie Meyer. Estava em época de provas, não tinha terminado Comer, Rezar, Amar e percebi que o interesse real estava surgindo. Segurei a ansiedade por mais alguns dias e pronto! No dia 15 de janeiro uma das minhas colegas de trabalho me emprestou Crepúsculo. A mesma colega me emprestou Lua Nova uma semana depois. Eu comprei Eclipse no início de fevereiro. Adquiri Breaking Dawn antes do carnaval. Faltam três capítulos para terminar a saga.
Bem, impossível não admitir que eu não deveria ter evitado esta leitura. Fiz pouco caso, achei que meus colegas, gente séria, estavam viciados numa fantasia. Critiquei quem dizia que era melhor que Harry Potter. E agora pago o preço por ter conhecido Stephenie Meyer.
Sabe por que ainda não terminei Amanhecer? Porque estou economizando leitura. Eu não quero acabar, não quero ser mais uma pessoa com crise de abstinência. Optei por desmamar, reduzir a leitura aos pouco para chegar ao final reabilitada, sem vício.
Devorei mil páginas em um mês: no metrô, durante a fisioterapia, no banheiro, no sábado à tarde e antes de deitar. Esperava ansiosamente para ficar só e conseguir avançar a leitura. Cheguei ao cúmulo de voltar para casa para pegar o livro e acabar me atrasando para um compromisso. Sim, foi desesperador. Agora faltam menos de 100 páginas e estipulei uma diminuição gradual para os próximos dias: 2 capítulos, depois 1 capítulo, depois 5 páginas até chegar na última página em alguns dias. Continuo ansiosa, me seguro para não ler mais que a meta diária e tento me controlar para deixar o livro em casa.
Admito, finalmente, que fiquei viciada em Stephenie Meyer. Amo Jacob Black, acho que a Bella é uma idiota, que Edward é insosso, que Renesmee é um nome ridículo, que Carlisle é um anjo vampiro e que Alice faz compras na Daslu. A história, em si, não vai mudar a minha vida. Mas a narrativa de Stephenie vai deixar marcas profundas.
O que eu achei da série? Bem, isso é assunto para outro post, quando eu terminar a última página de Breaking Dawn.

Nenhum comentário: