6 de mai. de 2010

Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson

Tenho medo de escrever muito bem sobre um primeiro livro de alguém. Depois de O Código da Vinci de Dan Brown e as sucessivas repetições de fórmulas, é muito arriscado elogiar demais um autor pelo primeiro da trilogia. Mas é difícil não falar de Stieg Larsson.
Desde a série Harry Potter eu não havia sido presa por um livro. Devorei as 500 páginas de Os Homens que não Amavam as Mulheres, totalmente hipnotizada pela narrativa de Larsson.
São informações históricas da Suécia, jornalismo econômico e investigativo, personagens com personalidades super complexas, vários pequenos mistérios que se transformam em uma vontade absurda de chegar ao fim. Entender como o autor conseguiu perfeitamente juntar os fatos, as evidências e, principalmente, como ele conseguiu te contar isso, é uma delícia. Escrita fácil, informações esclarecedoras e ambientação muito bem descrita. Todos os elementos que tornam esta um dos suspenses mais inteligentes que já li.
Obviamente eu comprei os dois outros volumes da trilogia. Sei que os protagonistas (um jornalista que visualizei como o George Clooney e uma hacker maluca que pode ser interpretada pela Natalie Portman) estão nos outros livros. Só espero, sinceramente, que Larsson não me decepcione como Dan Brown, e que eu acompanhe a investigação sem ao menos imaginar quem poderia ser o bonzinho e o malvado da história, exceto quando a história revelar.
Vamos ver o que A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar tem a nos revelar.
Para saber mais: http://www.trilogiamillennium.com.br/

Nenhum comentário: