18 de ago. de 2010

Inception - Amor à segunda vista

Havia assistido A Origem na semana passada. Gostei o suficiente para ver novamente e ontem fui ao Espaço Unibanco Pompeia.
Estar na sala IMAX é um capítulo a parte: foi a primeira vez que estive lá e achei simplesmente incrível ter a sensação de ter sentido os tiros, de que a trilha sonora é ainda melhor, de que as explosões aconteciam ao lado. A imagem é espetacular.
Além dos incríveis efeitos especiais, Inception tem uma história arrebatadora. Antes deste filme, apenas Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Vicky Cristina Barcelona haviam me conquistado tanto. Mas A Origem é ainda mais especial!
A princípio, achei a história muito complexa e surreal. Mas é tão fora da realidade e tão bem feito que já me peguei pensando se tudo aquilo não seria mesmo possível. Fatos que sempre fizeram parte da vida, e que nunca foram percebidos, foram mencionados nos diálogos perfeitamente elaborados. Você já reparou que nunca sabe quando o sonho começou? Você só percebe que está sonhando na metade, não sabe como chegou até ali.
Quantas vezes acordamos com algumas ideias diferentes na cabeça? Inspiração divina, contato com o subconsciente, projeções comuns... não importa a razão. Mas eu já tive essas ideias muitas vezes e nunca havia me dado conta disso.
Inception é uma história muito bem escrita e dirigida por Christopher Nolan. As atuações são excelentes, principalmente a de Leonardo Di Caprio (sempre lembrado nas indicações, sempre esquecido nas premiações do Oscar).
É envolvente, questionador e complexo. Surpreendente e criativo ao extremo. Estes elementos me fizeram colocar Inception no Top 5 dos filmes que mais gostei. Aliás, até a próxima paixão, Inception, para mim, está em primeiro lugar!

Um comentário:

Unknown disse...

Bem, como o cinema da minha cidade é um "pouquinho" atrasado, terei que assistir atraves da rede mundial de computadores. Pelas suas citações, o filme deve ser AMAZING!!! Bjs Karla!