16 de jan. de 2014

O Iluminado

Gostava muito de Stephen King, principalmente nos anos 1990, quando li alguns livros como A Maldição do Cigano e As Quatro Estações. Também vi algumas adaptações como Cemitério Maldito, À Espera de um Milagre e Um Sonho de Liberdade. Conta comigo é um dos meus filmes preferidos de todos os tempos.
Lembro que em algum dia eu até assisti O Iluminado. Mas, sinceramente, não guardei muito do filme.
Hoje eu terminei de ler O Iluminado e passei por alguns dias de tensão! Claro que, sabendo que Jack Nicholson foi o Jack Torrance no cinema deixou a minha visualização das cenas muito mais rica. Foi possível imaginar cada ação deste personagem com a cara de maluco do Nicholson e isso fez com que eu aproveitasse ainda mais a leitura.
Na primeira parte a gente acha que tudo é um marasmo e um vai e vem de passagens no tempo. Mas conhecer um pouco do passado de Jack é essencial para acompanhar o processo de loucura em que ele se envolve quando começa a trabalhar no Overlook.
Danny é O Iluminado em si, mas a história é toda de Jack e da sua relação completamente insana com o Hotel e com a sua família. Não é difícil imaginar o quão difícil seria para alguém viver meses isolado pela neve. Isso não justifica o comportamento e nem o sentimentos dos personagens, mas explica alguma coisa. Isolamento por tanto tempo deve causar alucinações e problemas psicológicos, especialmente em quem parece ser tão suscetível a isso como Jack.
Foi uma leitura tensa e incômoda, mas impossível de resistir. O que me fez pensar que preciso ler outros livros de Stephen King. E também assistir ao filme novamente.

Nenhum comentário: