21 de mai. de 2009

Da física para o mundo corporativo

Na última semana eu ouvi, pelo menos, três pessoas falando sobre resiliência. Sem maiores explicações, a frase da vez é: você precisa ser resiliente! Mas, afinal, o que é resiliência?
Bem, antes de mais nada, perguntei às mesmas pessoas que falaram sobre isso. Uma disse "é uma mistura de resistente com flexível", a outra disse "é um sinônimo de tolerância" e a outra simplesmente disse "ah, me falaram isso e eu estava esperando um momento para repetir".
Resiliência é tema de tese de um colega do meu amigo psicólogo. Resiliência está nas revistas que falam sobre o mundo corporativo. É uma das novas competências que um bom profissional deve ter.
Não fiquei satisfeita com nenhuma das respostas. Existe um verdadeiro significado para esta palavra e fui atrás dessa informação.
No dicionário Michaelis encontrei: 1 Ato de retorno de mola; elasticidade. 2 Ato de recuar (arma de fogo); coice. 3 Poder de recuperação. 4 Trabalho necessário para deformar um corpo até seu limite elástico.
A definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa faz mais sentido: 1. Fís. Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.
2. Fig. Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.

Ah, agora sim! Quase certa do que é resiliência... mas vou jogar no google para ver o que sai e encontrei este artigo: http://www.administradores.com.br/artigos/afinal_o_que_e_resiliencia/21478/
Muito bem! Agora eu sei o que é resiliência. Mais uma palavra do mundo da física incorporada no nosso cotidiano profissional. Já vimos este filme em outras expressões: Ronaldo é um fenômeno, sua energia está baixa, não aguento tanta pressão, ele não é flexível, aquele funcionário tem potencial, não quero causar atrito, dinâmica de grupo, houve a fusão das empresas A e B, ela tem um magnetismo pessoal e... trabalho (esforço empregado em vencer uma resistência).
Espero que isto tenha utilidade para alguém que era resiliente e não sabia. Isso vai para o currículo?

Nenhum comentário: